CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

9º XiRÊ de Oxum - Carreata em homenagem a Mãe Oxum percorreu ruas de Guaíba neste sábado


9ª Xirê de Oxum -  Inicio com a saída da Carreata do Ilê de Oxum,  as homenagens  dedicadas a  rainha das águas doces. Um agrado a Mãe Oxum que fica na Gruta na Praia da Alegria. Pelo quarto ano seguido, as bandeira amarelas tomam conta da frente do Ilê de Oxum, após elas foram sinalizando às ruas da cidade de Guaíba, elas acompanhavam  os carros que tiveram  a responsabilidade de conduzir,  a imagem de Mãe Oxum , do bairro Santa Rita até a Praia da Alegria.

IMG_4723

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

PRAIA DA ALEGRIA - GUAÍBA RS

 

PRAIA DA ALEGRIA - GUAÍBA RS

Ótimo local para convívio familiar e prática de esportes.  A Praia da Alegria é uma  praia arborizada, calma que busca ser reconhecida como patrimônio imaterial. Aqui se realizam encontros religiosos, já que a mesma possui a simbólica Gruta da Mãe Oxum e a Pedra Xangô. Suas águas não são próprias para banho e é também um importante local de encontro familiar do município. Atividades como remo e canoagem também ocorrem na praia.

praiadaalegria-guaibars

Fonte: https://www.rgstur.com/praia-da-alegria-guaiba-rs/

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

8ª Xirê de Mãe Oxum da Praia da Alegria destaca a história local e valoriza a cultura afro–brasileira

Com a proposta de valorizar a cultura afro-brasileira dando destaque para a  história local durante as festividades de Mãe Oxum da Praia da Alegria, as  bandeiras amarelas, os toques de atabaques, agogô,  invadem as ruas da cidade na noite deste sábado  (10). O ponto de partida do carreata  é na rua Campo Grande nº 405 , no bairro da Santa Rita, às 20h.

[002994]

Ao chegar no balneário, acontecem o encontro das Oxuns,  Mãe Oxum que está na gruta na Praia da Alegria recebe homenagens dos seguimentos culturais. Após o toque de alvorada os presentes  saem em cotejo  em direção a beira da praia onde acontecerão pelo 8º ano uma manifestação festiva  que a ASSOBECATY  convencionou chamar de XIrê. Domingo  (11) durante o dia a imagem fica a disposição para receber homenagem a tarde apresentação do Afoxé do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Encerramento está previsto para ás 16:00  com o toques e cantos dedicado a Oxum.

O projeto é organizado pelo Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural  e realizado pela ASSOBECATY e ASSOBENSENCOM e com todos que compartilham  da ideia  de valorizar e presentear  a Mãe Oxum da Praia da Alegria irmanados de forma coletiva.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A frente do Ilê de Oxum começa o anuncio do momento de sairmos em Carreata de Mãe Oxum

ASSOBENSENCON

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Adilson Rodrigues Da Silva Visitou Mãe Oxum da Praia da Alegria – Guaiba RS


#‎foto‬ com mãe oxum...

#foto com mãe oxum...

Jenifer Franco visitando a Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria

com Jenifer Franco.

#foto com mãe oxum...

sábado, 27 de dezembro de 2014

Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural Assobecaty ousa em espalhar as novidades do 6º Xirê de Mãe Oxum da Praia da Alegria - Guaíba, agora já tem identidade visual

Há aproximadamente 7 anos, a Assobecaty idealizou e iniciou a organização da Festa de Mãe  Oxum da Praia da Alegria,  já não existia há 18 anos,  desde que Mãe Dalila de Odé morreu. Desde o momento que foi aprovado o projeto  do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural - ASSOBECATY, reafirma o compromisso assumido de popularizar a Festa de  Mãe Oxum da Praia da Alegria.

BALAIO E LEQUE

Então,  no ano de 2014 iniciou uma ousada  campanha  conectando tanto no discurso quanto na identidade visual, começou interagindo com a comunidade  espalhando as novidades  da FESTA DE OXUM.

FITINHA DA FESTA OXUM

Com esta legitimidade , é preciso ir além,  interagir com a comunidade, dando condições do público   se apropriar da festa de Oxum, da mesma forma  poder  escolher  a forma de sua participação.

FITAS COM VELAS

No leque de opções, foram apresentados outros materias  de divulgação e atrativos da Festa de  Oxum, como:  convite, a  fitinha  de lembrança da festa de Oxum, velas,  perfumes.