CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 30 de novembro de 2008

Convite Semana da Umbanda e Procissão Mãe Oxum


ASSOBECATY E A COMISSÃO PERMANENTE DA SEMANA DAS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS E UMBANDA , SAUDAM E CONVIDAM:Vossa Senhoria a participar da 10° Semana das Matrizes Africanas e Umbanda de 22 à 28 de novembro na Praça da Bandeira, Guaiba/RSO evento, iniciativa da Assobecaty em parceria com a Comissão Permanente, é uma conquista instituida por lei junto ao Município. Sua importância está na visibilidade deste segmento religioso favorecendo que os laços de solidariedade entre os irmãos e irmãs sejam mais estreitos.A vossa participação certamente enaltecerá as atividades, pois durante a semana comemorativa a sua casa poderá propor atividades na praça, tomar conhecimento das celebrações que acontecerão em outras casas e ainda contribuir para o fortalecimento da presença de nossa religião no Município de Guaíba.Na presença deste, aproveitamos para salientar que dia 07 de dezembro estaremos comemorando o dia da Mãe Oxum com uma procissão - carreata. Para este ato queremos contar com um número significativo de participantes afim de mostrar para os governantes e a sociedade guaibense, que a imagem da Mãe Oxum que encontrava-se na gruta na praia da Alegria, tem a mesma dignidade que os símbolos sagrados de outras religiões. Mas esta conquista somente será possível se os nossos irmãos e irmãs estiverem firmes em seu propósito e demonstrando a sua fé publicamente no dia da Mãe Oxum.A Assobecaty e a Comissão Permanente da Semana das Religiões de Matrizes Africanas e Umbanda, agradecem a vossa atenção na certeza que a sua participação é a maior demonstração do respeito de que somos merecedores.Cordialmente,
Guaiba, novembro de 2008.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O Histórico


A Gruta da Mãe Oxum está localizada na praia da Alegria no Município de Guaíba Rio Grande do Sul.
Hoje, Mãe Oxum encontra-se na ASSOBECATY e lá Ela aguarda que o poder público tome as providências devidas para restaurar o espaço que deveria ser de louvação ao Sagrado mas que se encontra em total estado de abandono.
A Assobecaty em parceria com outras casas de religião do município, decidiram que já não era possível a manutenção de Mãe Oxum em tais condições e por isso decidiram removê-la do local.
Toda esta ação gerou uma denúncia no Ministério Público que já cobrou respostas da prefeitura de Guaíba e estabeleceu um prazo para a tal reforma. O período esgotou-se no mês de outubro e a comunidade continua aguardando.
Por isso, queremos tornar pública a situação de desrespeito que os religiosos de Matrizes Africanas enfrentam nesta cidade ao mesmo tempo em que queremos exaltar este povo humilde de religião que toca a sua fé no terreiro e vai prá rua quando é chamado.