CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

FICHA TÉCNICA












Ficha Técnica
Nome:
 Pedra de Xangô  e Gruta de Mãe Oxum  Espaços Interligados  Urbanístico e Natural e Arquitetônico
Município: Guaíba
Estado: Rio Grande do Sul




Características : Espaços que Requerem  Uma Análise e Critérios de Intervenção







Data: 11/03/2010     
              




Histórico

A Pedra de Xango é um ambiente natural , a  Gruta de Mãe Oxum foi construída na década dos anos 70.Parafraseando a historiadora  Miriam  Leão  que partilha a convicção histórica que este   local foi a  fazenda Pedras Brancas, em 1939 foi loteada transformando- a em  Balneário Alegria. Também a Prefeitura Municipal construí em homenagem ao Centenário Farroupilha, um marco Histórico, sendo que prevalecia a etnia alemã, exatamente onde foi erguido o marco, foi o  local onde existia uma charqueada com o nome Alegria, presença de escravos. Dá pára entendermos as manifestações de  devoção fervorosa nesses espaços, pelos orixás. Fato exige um maior   apuro técnico. O antigo espaço  histórico não se manteve  intacto até os dias atuais. A Pedra de Xango esta ocupada por um bar que faz a área de estacionamento, para atender os funcionários da única empresa de ônibus que faz a linha urbana da cidade. E a Gruta esta em estado deplorável, são escombros, e nesse estado que a Prefeitura desde o ano de 2009 vem levando a situação sem definição concreta de reformá-la.
Acredita-se muito que o 1º Seminário Conceitual Sobre a Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria,  possa  ser levado para dentro dos espaços acadêmico e órgãos oficiais de preservação, se depender do municipio colocar a imagem dentro do museu, que foi a proposta inicial, a partir dai que Assobecaty tirou o posicionamento de fazer o enfrentamento até um desfecho regulatorio para essa ação criminosa contra a nossa memória.
 Que seja feito o tombamento para não apagar o seu valor histórico, de um lugar religioso. Se não fosse o racismo instituído poderia a cidade de Guaiba não ser somente o Berço da Revolução Farroupilha e  dando a visibilidade a esse bem cultural de resgate a memória africana e  a todos os escravos anônimos que ali viveram, construiram riquezas e morreram, e até  os dia atuais ninguém sabe que um dia foi um território que ficou marcado para sempre a presença escrava e o sagrado africano vive denunciando, que não é só religoso que   tem muitos outros  significados que estão enterrados  na Praia da Alegria.