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domingo, 13 de dezembro de 2009

II º XIRÊ DE MÃE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA

O Balneário  Alegria  é um espaço  privilegiado próprio para o turismo, talves seja o motivo  que a comunidade  de Religião de Matriz Africana  vem   se estribando quase exaustivamente para a manutenção da imagem e a  reforma da Gruta de Oxum da Praia da Alegria. Depois de sucessivas reuniões sem definição com a Prefeitura Municipal de Guaíba, ainda esta sem definição se foi por  falta de  vontade politica, ou por incapacidade de gestar a  politica,  essas incertezas  que levou ASSOBECATY ( Associação Benficente Cultural Africana Templo de Iemanjá ) que foi sustentada pelas Comissões  e Permanente e Impulsora da  Lei Municipal da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana , a retirar a imagem do meio de escombros. Depois desta data a os religiosos fotos 17 303de Guaíba assumiram o compromisso de levá-la na Praia  , para receber a saudação do publico.  Foi  encaminhado oficios  e solicitado apoio, todos  negados inclusive o básico a limpeza da Praia , vejam só e tirem suas conclusões. A fé e  animação dos religiosos, não de deixaram abater  e seguiram a obrigação. Haviam  duas casas de religião aguardando a  chegada da Santa , Mãe Martiazinha de Oxum e Mãe Rosaninha de Xango.
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A iluminação, no Balneário Alegria estava insuficiente  para a realização do evento
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A comunidade guuaibense aguardava, a imagem  com muita devoção. Esta que está de roupa amarela é a Mãe Tânia de Iemanjá, sobrinha biológica de Mãe Dalilá de Odé ,  fundadora do assentamento da Gruta de Oxum  em meados dos anos 70.
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Tamanha dificuldade , não foi suficiente para os religiosos deixar de praticarem sua fé.
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A  certeza de estarmos zelando pelo patrimônio imaterial e reconstruindo o Patrimônio Cultural,   nos  da mais garra para lutar.
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Mãe Bere de Oxum – Mameto Kaiá e Mãe Rosaninha de Xangô
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Antes de abrir o ritual religioso, foi aberto as falas, a  Carmen de Oxalá,  que salientou que o evento  tem plurisignificado, o primeiro é o compromisso com a ancestralidade, e  este esta associado ao resgate do patrimônio imaterial, segundo que as grandes festas que ocorriam há 30 anos atrás no municipio  de Guaíba eram as festas na Pedra de  Xangô e a Gruta de Oxum, solenidades realizadas pela Ialorixá  Dálila de Odé. Terceiro , não dá para negar que estamos vivendo um momento em  que algumas  denominações religiosas ocupam cargos  político, e querem desconsiderar ou  aniquilar as religiões afro-brasieliras. E esse procedimento se percebe , no  tratamento  em relação a Gruta de Oxum  que até esse momento não acontece nada, o orixá oxum e demais orixás abençoam nossa luta, mas precsamos lutar mais forte, e a arma que nos resta neste momento é   termos muita fé e união ,  esta  reposta da comunida é necessária , temos os nossos parceiros, simpatizantes e o trabalho intenso das Comissões  Permanente e  Impulsora da  Lei Municipal da  Semana da Umbanda e das ´Religiões de Matriz Africana , com  uma agenda sociopolitico e religiosa capaz de gerar manifestações culturais como ritos, festas, manifestações , seminários e o principal aprendemos a convivermos coletivamente  e trabalharmos por objetivos comuns. Para finalizar gostaria de registrar que muitas vezes tiram os filhos de Oxalá,  como calmos, gostaria de afirmar, quando é preciso Oxalá vai a guerra, e quando acontece não é  para perder.
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É dia de  cantar fervorosamente por Mãe Oxum
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Agradecer pela vida,
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Saudar os irmãos  de fé pela grandiosa corrente
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A noite deu um  toque especial a Praia, esse grupo tem um modo de expressar –se diferenciado
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Distribuindo quindis, fotos 17 318
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O que importa para os religioso  é assegurar a continuidade de um processo de reprodução, preservando os modos de fazer e o respeito a valores como o do ritual religioso.
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Festa Pública para Orixá Oxum
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Hora de ouvir , depoimento  e as palavras de sabedoria  de Mãe Têtê
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Na foto Pai Luiz Carlos de Oxum Mãe Carmen de Oxalá e Mãe Tânia de Iemanjá, acompanhando  de perto o zelo da relíquia histórica e os legados deixado por sua tia .

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Aqui nós estamos buscando ocupar o espaço que nos pertence, viver o que os nossos antepassados viviam, estamos ocupando um território afro, inclusive aqui neste balneário  foi um dia uma grande senzala  e isto a história não nos conta,   estamos travando uma briga política, não iremos poupar todos os nossos recursos diponíveis, nesse evento viemos pelo viés da fé , festejando Mãe Oxum . Aguardem o viés acadêmico  no  Iº Seminário Conceitual e o político através de uma Audiência Pública. Quem viver verá, Isto é resistência!

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