O Balneário Alegria é um espaço privilegiado próprio para o turismo, talves seja o motivo que a comunidade de Religião de Matriz Africana vem se estribando quase exaustivamente para a manutenção da imagem e a reforma da Gruta de Oxum da Praia da Alegria. Depois de sucessivas reuniões sem definição com a Prefeitura Municipal de Guaíba, ainda esta sem definição se foi por falta de vontade politica, ou por incapacidade de gestar a politica, essas incertezas que levou ASSOBECATY ( Associação Benficente Cultural Africana Templo de Iemanjá ) que foi sustentada pelas Comissões e Permanente e Impulsora da Lei Municipal da Semana da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana , a retirar a imagem do meio de escombros. Depois desta data a os religiosos de Guaíba assumiram o compromisso de levá-la na Praia , para receber a saudação do publico. Foi encaminhado oficios e solicitado apoio, todos negados inclusive o básico a limpeza da Praia , vejam só e tirem suas conclusões. A fé e animação dos religiosos, não de deixaram abater e seguiram a obrigação. Haviam duas casas de religião aguardando a chegada da Santa , Mãe Martiazinha de Oxum e Mãe Rosaninha de Xango.
A iluminação, no Balneário Alegria estava insuficiente para a realização do evento
A comunidade guuaibense aguardava, a imagem com muita devoção. Esta que está de roupa amarela é a Mãe Tânia de Iemanjá, sobrinha biológica de Mãe Dalilá de Odé , fundadora do assentamento da Gruta de Oxum em meados dos anos 70.
Tamanha dificuldade , não foi suficiente para os religiosos deixar de praticarem sua fé.
A certeza de estarmos zelando pelo patrimônio imaterial e reconstruindo o Patrimônio Cultural, nos da mais garra para lutar.
Mãe Bere de Oxum – Mameto Kaiá e Mãe Rosaninha de Xangô
Antes de abrir o ritual religioso, foi aberto as falas, a Carmen de Oxalá, que salientou que o evento tem plurisignificado, o primeiro é o compromisso com a ancestralidade, e este esta associado ao resgate do patrimônio imaterial, segundo que as grandes festas que ocorriam há 30 anos atrás no municipio de Guaíba eram as festas na Pedra de Xangô e a Gruta de Oxum, solenidades realizadas pela Ialorixá Dálila de Odé. Terceiro , não dá para negar que estamos vivendo um momento em que algumas denominações religiosas ocupam cargos político, e querem desconsiderar ou aniquilar as religiões afro-brasieliras. E esse procedimento se percebe , no tratamento em relação a Gruta de Oxum que até esse momento não acontece nada, o orixá oxum e demais orixás abençoam nossa luta, mas precsamos lutar mais forte, e a arma que nos resta neste momento é termos muita fé e união , esta reposta da comunida é necessária , temos os nossos parceiros, simpatizantes e o trabalho intenso das Comissões Permanente e Impulsora da Lei Municipal da Semana da Umbanda e das ´Religiões de Matriz Africana , com uma agenda sociopolitico e religiosa capaz de gerar manifestações culturais como ritos, festas, manifestações , seminários e o principal aprendemos a convivermos coletivamente e trabalharmos por objetivos comuns. Para finalizar gostaria de registrar que muitas vezes tiram os filhos de Oxalá, como calmos, gostaria de afirmar, quando é preciso Oxalá vai a guerra, e quando acontece não é para perder.
É dia de cantar fervorosamente por Mãe Oxum
Agradecer pela vida,
Saudar os irmãos de fé pela grandiosa corrente
A noite deu um toque especial a Praia, esse grupo tem um modo de expressar –se diferenciado
Distribuindo quindis,
O que importa para os religioso é assegurar a continuidade de um processo de reprodução, preservando os modos de fazer e o respeito a valores como o do ritual religioso.
Festa Pública para Orixá Oxum
Hora de ouvir , depoimento e as palavras de sabedoria de Mãe Têtê
Na foto Pai Luiz Carlos de Oxum Mãe Carmen de Oxalá e Mãe Tânia de Iemanjá, acompanhando de perto o zelo da relíquia histórica e os legados deixado por sua tia .
Aqui nós estamos buscando ocupar o espaço que nos pertence, viver o que os nossos antepassados viviam, estamos ocupando um território afro, inclusive aqui neste balneário foi um dia uma grande senzala e isto a história não nos conta, estamos travando uma briga política, não iremos poupar todos os nossos recursos diponíveis, nesse evento viemos pelo viés da fé , festejando Mãe Oxum . Aguardem o viés acadêmico no Iº Seminário Conceitual e o político através de uma Audiência Pública. Quem viver verá, Isto é resistência!
domingo, 13 de dezembro de 2009
II º XIRÊ DE MÃE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 18:37
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