O que está registrado fica na história. Portanto vamos aos fatos sobre o Xirê de Mãe Oxum da Praia da Alegria. O dia 5 de dezembro de 2010, na Praia da Alegria, que já é por si só um espaço privilegiado para o turísmo, apresentou um cenário repleto de ofertas culturais. Acontecia uma justa movimentação de espera, digna da rainha das àguas doce.
ESPERA DE OXUM TINHA MOTOCICLISTA , TRICICLOS
Pela manhã ocorreu, o encontro Estadual de Motociclista, organizado Grupo os Selvagens movimentando a praia, a tarde eles forão buscar a imagem na sede da assobecaty.
RODA DE CAPOEIRA
A tarde uma Roda de Capoeira do Grupo Guarda Negra.
FLORA MÓVEL NA ALEGRIA
Beth e Sergio proprietários da Flora Santa Barbará parceiros incondicionais do movimento religioso de Guaíba, a partir das 3 horas da tarde, já estavam com a flora móvel, na praia da Alegria .
TAMBÉM ESTAVA A FORÇA DOS TAMBORES DO CANDOMBLÉ DE MÃE INÁ
A surpreendente iniciativa,de Mãe Iná acompanhada de seus filhos que aguardavam Mãe Oxum , rufavam os atabaques, louvando-a com cânticos.
Mãe Iná de Xangô , valorizando o legado sagrado e histórico herdado dos nossos antepassados e que em larga medida contribuem para a formação de uma consciência religiosa entrelaçada com a cultura.
As Yalorixás que pertencem ao Orixá Oxum retiram a Mãe Mariazinha de Oxum , Mãe Cristiane de Oxum, Mãe Bere de Oxum, Mãe Carmen de Oxum Pai Ricardo de Oxum.
É neste espaço que recentemente foi colocado, a pedra fundamental , que sinaliza que a energia de Oxum não esta mais onde era a antiga Gruta.
Em meio as arrumações da Imagem de Oxum, os Pais e Mãe de Santo organizam suas correntes para iniciarem as homenagens, dentro da visão de mundo africano, acreditamos no provérbio que afirma, que tudo tem seu tempo e nada acontece por acaso.
Por sermos vivemciadora , afirmamos esse é o nosso tempo, tempo de celebrarmos juntos, Mãe Oxum da Praia da Alegria.
As Yabás, Mãe Iná de Xangô , Sueli de Bará e Mãe Libia de Yemanjá,
Esta é a representante do Poder Público Municipal, Secretária Municipal de Turismo e Cultura Sra. Claudia Mara Borges. Diga-se de passagem , pela primeira vez esta fazendo o seu papel concedendo um cuidado relevante,“equânime”, isto é investindo no coletivo da comunidade afro brasileira do municipio de Guaíba.
Da mesma forma que a participação das casas de religião , que acompanham a iniciativa da ASSOBECATY, sinaliza que nasce uma consciência religiosa, de valorizar o legado sagrado e histórico herdado dos nossos antepassados e o resgate de nossa cultura.
Dentro das religiões de Matriz afrobrasileiras existem um jeito diferente de rezar, independe da crença na existência dos orixás, inkices , caboclos, pretos velhos, exus, todos rezam através de cânticos, danças e muito toque de tambores.
O presente ao orixá Oxum acontece carregado de fé e devoção , a celebração a orixá feminino da doçura, fazem do evento que acontece há 3 ªanos, um crescimento que mobiliza a cidade de Guaíba, recriando as festas de Oxum que foi originada pela Yalorixá Mãe Dalila de Odé.
As evidências , provam que é preciso lutar , para garantir as conquistas da religião afro, as Comissão Permanentes e Impulsora da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana tem sido as responsáveis pela garantia de manter os simbolos sagrados, como a Pedra de Xangô e Gruta de Oxum em resquardo e respeito religioso e público.
Mãe Geni de Iemanjá, Mãe Bere de Oxum e Mãe Carmen de Oxum
MÃE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA É DE TODOS !
Tal afirmativa é possível constatar não só em palavras, mas tambem em atitudes, demosntrada pela expressiva participação de inúmeras casas, comprovando o
Mãe Carmen de Oxalá, diz que o grande segredo é o comprometimento com a causa religiosa , depois o diálogo, trabalho em equipe, que vem sendo realizado no municipio de Guaíba por diversas casas de religião que integram as comissões, da Lei Municipal da Semana da Umbanda e Religiões de Matriz Africana , executada há 12 anos, através dos seminários realizados, a Pedra de Xangõ e a Gruta de Mãe Oxum da Praia da Alegria, é mais um dos efeitos, da luta das comissões, não restam dúvidas de que vem transformando a história do proceder religioso dentro de Guaiba.
As fotos não mentem a festa foi um sucesso grandioso, este ano registrou o maior número de pessoas autoridades .
TAMBORES DE TODAS AS NAÇÕES RUFARAM EM HOMENAGEM A MÃE OXUM EM GUAÍBA
A noite de 5 de dezembro de 2010, nasce o marco histórico da união dos religiosos da cidade de Guaíba, todas as casas , nações que participaram contribuíram para a belíssima realização. Não importa a língua com que ela é chamada, o que imposta é que ela esta respondendo em todas as nações em algumas religiões como. iremos fazer o registro deste fato histórico, quais foram as nações que no ano de 2010 bateram tambores, cantaram, dançaram para Oxum.
NO FINAL DO XIRÊ AS FOTOS DE RECORDAÇÂO
Acompanhe exposição de Fotos no Flick
Veja no Yotube a fala de todos os religiosos que se fizeram presentes no IIIª Xirê de Mãe Oxum da Praia da Alegria
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
IIIª XIRÊ DE MÂE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA
Postado por ASSOBECATY - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá às 14:18
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário